terça-feira, 27 de março de 2007

Ontem estava olhando no quarto dos badulaques do Rubem Alves, e encontrei esse texto dele que me fez ver um exemplo claro de leitura crítica da realidade. Pois discute-se tanto na Psicologia sobre a importância de sermos profissionais críticos. Por várias vezes me perguntei o que era ser crítica, demorei muito para construir uma resposta satisfizesse. Mas prefiro ainda trabalhar com hipóteses sobre esse assunto. Tenho que o olhar criticamente para uma situação é olhar, pensar, refletir no que poderia ser diferente do que é cotidianamente feito. E foi isso que o Rubem Alves fez nesse texto com os famosos problemas de aprendizagem. O diagnóstico é feito e pensamos somente o que tem de errado com o aluno, aceitamos passivamente essas condições e tratamos apenas o aluno sem ao menos nos perguntarmos: E o professor está sendo satisfatório nas aulas? E as condiçoes fisicas do ambiente é propicio para que um aluno de tal idade tenha um bom desenvolvimento? E por aí vai as perguntas que devemos nos fazer, para nos ajudar a entender melhor quem é essa pessoa que estamos lidando e que pode estar sendo muitas vezes estereotipada e rotulada e possivelmente sendo vítima de variadas formas de preconceitos. Espero que possamos aprender a fazer esse exercicio que o Rubem Alves nos expõe nesse texto e que tambem possamos ampliar esse olhar para todas as áreas da nossa vida profissional.


"Andando pelas ruas de uma cidade do interior paulista encontrei uma clínica de psico-pedagogia que anunciava sua especialidade em “distúrbios da aprendizagem”. Dei-me conta de já ter visto muitas clínicas com a mesma especialização, mas nenhuma que anunciasse “distúrbios de ensinagem”. Por acaso serão só os alunos que sofrem de distúrbios? Somente eles têm dificuldades em aprender? E os professores? Nenhum sofre de “distúrbios de ensinagem”? Que preconceito nos leva a atribuir o problema sempre ao aluno? Que providências terapêuticas tomar quando o perturbado é o professor? Mas que psicólogo terá coragem para passar-lhe esse diagnóstico? É mais fácil culpar o aluno."

Publicado no Correio Popular 01/05/2005


Palavra viva do pó da menina que ama e é apaixonada pelo milagre...

Um comentário:

Tulipa disse...

Realmente, professor pouco instruído, cria alunos limitantes.