segunda-feira, 23 de julho de 2007

É apaixonante ler C.S.Lewis.. É um filósofo da contemporaneidade de uma lucidez e inteligência incontestável..Em reuniões e debates promovidos entre docentes e pesquisadores de Oxford o Grupo de Lewis era o que tinha maior destaque.. Quase ninguém ousava ou melhor não tinham argumentos contra suas colocações...O único grupo que ainda tentava argumentar contra o forte grupo de Lewis era o de Tocqueville...Dizem que davam discussões filosóficas que duravam horas...É uma pena que com tanta leitura que tenho que fazer, nem tem dado tempo de ler Lewis...Sinto falta...Ainda tenho o desafio de ler o livro Milagres que não li nem uma pagina, tá de enfeite na cabeceira da cama...




" O problema real da vida cristã aparece onde as pessoas normalmente não o procuram. Ele aparece no instante em que você acorda cada manhã. Todos os desejos e esperanças para o dia correm para você como animais selvagens. E a primeira tarefa de cada manhã consiste simplesmente em empurra-los todos para trás; em dar ouvidos a outra voz, tomando aquele outro ponto de vista, deixando aquela outra vida mais ampla, mais forte e mais calma entrar como uma brisa. E assim por diante, todos os dias. Mantendo distancia de todas as inquietações e de todos os aborrecimentos naturais, protegendo-se do vento.
No começo, nos somos capazes de faze-lo somente por alguns momentos. Mas então o novo tipo de vida estará se propagando por todo o nosso ser, porque então estamos deixando Cristo trabalhar em nós no lugar certo. Trata-se da diferença entre a tinta, que esta simplesmente deitada sobre a superfície, e uma mancha que penetra... Quando Cristo disse "sede perfeitos", quis dizer isso mesmo. Ele quis dizer que temos que entrar no tratamento completo. Pode ser duro para um ovo se transformar em um pássaro; seria uma visão deveras divertida, e muito mais difícil, tentar voar enquanto ainda se um ovo. Hoje nós somos como ovos. Mas você não pode se contentar em ser um ovo comum, ainda que decente. Ou sua casca se rompe ou você apodrecerá."

C.S Lewis - Cristianismo Puro e Simples

palavra viva de silvia


2 comentários:

Anônimo disse...

Quebrar a casca
pode deixar na carne viva;
e que viva a carne!!!!!!
que viva além do amontoado de células, que possamos transcender o maciço....e que possamos dar o mais lindo vôo da alma...aquele que busca à Deus!
Beijos

Tulipa disse...

"Dentro de si a galinha não reconhece o ovo, mas fora de si também não o reconhece. Quando a galinha vê o ovo pensa que está lidando com uma coisa impossível. E com o coração batendo, com o coração batendo tanto, ela não o reconhece" Clarice Lispector