terça-feira, 12 de junho de 2007

Durante a semana passada realizamos uma série de palestras sobre família, escola e sociedade... e ainda vamos ter mais algumas depois do dia 20...Realmente é uma maratona, prepara-se apresentação, estuda-se e temos mais n outros afazeres...Encarei como um desafio, adoro desafios!!!Mas eu particularmente não gosto de falar em público, não me acostumei com isso... Conversando com meus outros colegas, eles disseram que sentem falta de aulas de oratória, bem que pensei comigo que na nossa grade curricular poderia ter aulas de oratória...Eu iria mais além sugeriria que seria muito mais proveitoso termos uma disciplina de oratória do que de Psicologia Experimental no primeiro ano, que não serve para mais nada, não vi nenhuma aplicabilidade a não ser para quase me matar de medo durante 1 ano daqueles ratos (arghhhhhhh)... O pior que meu ratinho era rebelde queria toda hora pular da gaiolinha e eu e meu medo tumultuava a aula (hehhehehe)...
Na nossa profissão é imprescindivel alguma técnica de como falar em público, postura entre outras coisas...Mudaram a nossa grade curricular e não vi nenhuma disciplina que introduzisse ao menos noções de oratória...É uma pena!!!

O psicólogo e a ação educativa...

O psicólogo tem uma ação educativa quando leva os indivíduos a pensarem e a agirem buscando uma totalidade. A levar os individuos a perceberem-se como sujeitos imerso nesse contexto social tomado pela barbarie, e tambem apresentado-lhes possibilidade de superar o mundo das aparencias e adentrar na essência, onde encontra-se a base do vínculo, e da consciencia...

"Pensar com os indivíduos, sobre suas sensações e percepções acerca desse mundo, é que nos parece ser fundamental. Um mundo que, de um modo mais radical, continuará existindo ‘independentemente’ daquilo que cada um queira ou faça; mas que pode ser apreendido diferentemente, dependendo daquilo que se queira ou se faça. Levar, pois, os indivíduos a perguntarem sobre si mesmos e sobre os outros, dentro desse contexto, implica em se tomar consciência, em se buscar condições para agir de acordo com ela. Nesse sentido, a Psicologia, desdobrada ou aplicada em tantas áreas da vida [como a educação], tem uma importância que chamaremos de ‘pedagógica’, que se manifesta quando pode oferecer subsídios para os indivíduos compreenderem-se enquanto participantes de um importante processo, o de humanização de si mesmos e do outro. Este processo de humanização é, aqui, entendido pelo que já foi exposto inicialmente, e acrescido do sentido de acesso e apropriação dos produtos e condições (melhores) que a sociedade já criou (BARROCO, 2001, p. 143)."
palavra viva da menina que ama muito o milagre

Nenhum comentário: