sábado, 16 de janeiro de 2010

Vínculos afetivos

O que é um vínculo afetivo? Talvez esse conceito esteja um tanto deturpado hoje em dia. Muitos de nós podemos acreditar que se vincular a alguém é conquistar seu desejo, é roubar um beijo, ou como dizem "ficar". Acredito que vínculo afetivo requer algo mais. Vínculo real não pode se dar no efêmero, no fugaz. Um vínculo exige tempo, exige doação. Muitas vezes exige resoluções de dificuldades. Em um vínculo, há conflitos também, mas para um progresso, uma evolução.

Mas o que vemos são pessoas sendo descartadas na primeira dificuldade. Não há doação, não há tempo. O efêmero prevalece. O ser humano tornou-se objeto dentro de suas próprias relações. Indiferentes, esquecendo-se do que é amar. Por isso, relembro o Pequeno Príncipe, que tanto nos ensina sobre o vínculo. Cativar, é essa a palavra que ele usa, e ainda nos lembra que somos responsáveis por aquilo que cativamos. E que ao nos vincularmos a uma pessoa, ela não é mais qualquer pessoa, é a pessoa do nosso vínculo, que compartilhamos uma história (com começo, meio e às vezes fim). Ela sabe quem somos, nós a conhecemos também. Simples assim. Importante também e esquecido em troca do fugaz.

O essencial é invisível aos olhos... que possamos refletir nas relações amorosoas dos dias atuais. Que possamos sentir o essencial. Que possamos construir verdadeiros vínculos. Que não sejamos objetos a serem consumidos, nem que entendamos o outro como alguém que podemos usar. Por que ainda precisa-se falar sobre isso? Ser humano é sujeito, não objeto. Simples assim novamente. Corpos não brincam de relacionamento, e sim mentes perturbadas brincam com seus corpos.

Vínculo, aquilo que liga, que ata, que possui um laço, uma relação. Entretanto, esse vínculo só pode ser verdadeiro quando há comprometimento. E será que a sociedade atual é comprometida? Ou ao menos será que o homem é comprometido com ele mesmo? Será que o homem é capaz de sofrer para manter seus valores morais? Ou na primeira oportunidade que estes valores o atrapalham a conquistar um bem desiste deles? Será que o homem é capaz de renunciar prazeres em prol do auxílio ao próximo? Ou busca satisfação desenfreada com medo de não ter o que o outro tem?

Que possamos relembrar com o Pequeno Príncipe:





Muita coisa está deturpada, confusa nas relações afetivas, mas uma coisa é certa: o amor é uma construção rara, é um cativar lento, é superação de dificuldades, é troca, é renúncia, é comprometimento. E o tamanho da satisfação de amar, está longe da ilusória satisfação das coisas efêmeras. Simples assim.
Palavra V!va de Gre!

3 comentários:

Tulipa disse...

Acho que este texto encaixa certinho com o texto anterior que coloquei. Relacionamento fugaz que não satisfaz o coração...

Silvia disse...

Amei o texto e a reflexão! Os dias de conversa em Mgá nos renderam boas reflexões...
Criar laços, é o desafio do homem pós moderno. Vencer o egoísmo,o orgulho e apostar nas relações é descobrir um dos porquês da vida! É dar um pouco de sentido a existência!
bjoss

Anônimo disse...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David