quinta-feira, 23 de abril de 2009

Psicologo: Um duro e nobre ofício!

Olá meninas lindas do meu coração, faz tempo que não passo por aqui para postar algo, confesso que não é preguiça, pois já ensaiei alguns escritos mas nada de muito interessante sai...Acho que ando sem inspiração para muitas coisas, inclusive escrever...Mas enfim vou arriscar escrever alguma coisa...

Durante esses dias tenho tido desafios em atender em grupos, pessoas com dependencia quimica e alcoolismo, eu mesma nunca havia tido maiores experiencias com esse público, a não ser nos trabalhos da disciplina de genética no segundo ano da faculdade. Logo quando me convidaram a ajudar nesse grupo, onde cada pessoa daquela sabe o peso de lutar dia a dia sem alcool e sem drogas, fiquei me perguntando: "Como eu poderia ajudá-los."
Cheguei a seguinte conclusão:"Era ao reconhecendo a debilidade que poderia me identificar com as dos outros." Meu dever era me identificar com a dor daquelas pessoas, ministrar, compartilhar, entender e cuidar.
Descobri que as minhas maiores indagações e receios residia na possibilidade de não me identificar com o sofrimento daquelas pessoas, pois não me imaginava me identificando com eles, uma realidade totalmente diferente da minha.Mas, me enganei, e graças a Deus por isso, pois pude observar , pensar em algumas questões sobre mim e sobre eles.
Percebi que o sofrimento é universal, e independe de genero, raça, condição social. O ser humano sofre e ponto! Consciente ou não dessa realidade.
Reagimos de maneiras diversas ao sofrimentos, nem todo sofrimento é marcado por lágrimas. Ás vezes sua expressão está em uma rudez na face ou num silencio mortal.
Percebi que eu estando do lado de fora, pude identificar uma parte de mim que se identificava com aqueles homens e mulheres, percebi que eu tinha muito mais deles escondidos em mim do que eu mesma imaginava.
Vi que o ser humano é tão incrivelmente criado, pois eu via muitos daqueles homens e mulheres esforçando-se para juntarem seus cacos em nome da pulsão de vida. Apesar de toda destruiçao que o alcool e a droga causou, muitos ansiavam por algo novo, por um fôlego novo, por uma nova tentativa
Meus olhos e coração se alegravam ao ver vidas ainda querendo se reconstruir, ainda procurando fazer boas escolhas, ainda querendo viver!


Silvia

Um comentário:

Tulipa disse...

Que lindo trabalho! Que essa perspectiva engrandeça no seu coração e no grupo como um todo. Todo sofrimento humano é sadio ao passo que tentamos encontrar a saída pelas escolhas certas.Deus permite q vivamos neste labirinto para direcionar os nossos caminhos à dEle. muita paz nessa caminhada!!