terça-feira, 5 de agosto de 2008

Um tempo especial..



Hoje, eu e uma criança de 8 anos da escola onde eu trabalho, sentamos juntas e fizemos o desenho acima sem nenhuma finalidade de análises e diagnósticos. Eu havia me esquecido o quanto era prazeroso e gratificante sentar e desenhar sem me preocupar em analisar os traços, as cores, disposição de folha, etc e tals.
O desenho é a linguagem das crianças. Todos os dias recebo uma porção de desenhos, onde são expressos “desabafos” de todas as formas, dores, afetos, carinhos e coisas que muitas vezes eu nem imagino... Desenhar é utilizar de coisas para falar de nós mesmos, é uma metáfora sobre o nosso mundo interno. É como diz Rubem Alves: As metáforas são retratos da alma.
Voltando às minhas impressões quanto ao fazer o desenho juntamente com uma criança, creio que foi um tempo especial, tempo em que desenhamos e conversamos e através deste desenho, falamos de nós, ela com seu jeitinho de criança e eu da minha forma de criança-adulta. Houve uma sintonia entre duas linguas e dois mundos muito diferentes. Todas as vezes em que ouço historias, desenho ou brinco com uma criança, percebo que existe em mim muito mais da mulher imaginativa do que eu mesma imaginava...

“O homem imaginativo em mim é mais velho, mais continuamente atuante e, nesse sentido, mais fundamental do que qualquer um dos outros, o religioso ou o crítico. Ele me fez, pela primeira vez, aventurar-me como poeta.”

C.S.Lewis (autobiografia: Surpreendido pela alegria)

Palavra viva de Silvia

Um comentário:

Tulipa disse...

que maravilhosa experiência!!