terça-feira, 19 de agosto de 2008

Guimarães Rosa

Hoje eu estava me recordando dos tempos em que eu inventei de ler Joao Guimarães Rosa...Confesso que estava com muitas saudades dos seus trocadilhos profundos carregados de regionalismos...Ele, com certeza é uns dos gênios da Literatura Brasileira, me apaixonei por ele durante as aulas de literatura, quando fui ler as terceiras historias (TUTAMEIA) para o vestibular...É uma delícia viajar nas histórias de J.G.Rosa...



"Esperar é reconhecer-se incompleto".





"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."




"O senhor... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam. Verdade maior."



"Eles se disseram, assim eles dois, coisas grandes em palavras pequenas, ti a mim, me a ti, e tanto".
"A Partida do Audaz Navegante". (Primeiras histórias)



"É preciso sofrer depois de ter sofrido,e amar,e mais amar,depois de ter amado."



"A estrada do amor, a gente ja esta mesmo nela,desde que nao pergunte por direcao nem destino.E a casa do amor-em cuja porta nao se chama e nao se espera-fica um pouco mais adiante." (Sagarana)


"Quando escrevo, repito o que já vivi antes. E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo os grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem. Na superfície são muito vivazes e claros, mas nas profundezas são tranqüilos e escuros como o sofrimento dos homens."


João Guimarães Rosa





Silvia

Nenhum comentário: