quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Amizade, Amor e conhecimento do outro e do grande Outro...

Durante esses dias, pensei muito sobre esse tema: amizade, amor,conhecimento...Não irei tentar conceituar amizade e nem amor, pois eu não saberia, mas vou tentar colocar em palavras um pouco do que andei pensando e observando a acerca disso.

Amizade e amor caminham juntos. Um não não vive sem o outro. Tenho observado que os relacionamentos que dão certo, são aqueles em que o casal são antes de tudo Amigos! Hoje, as pessoas não tem investido tanto nos relacionamentos, mas almejam ter um amor para a vida toda. Ora! Se não tem investimento de afetos,tempo,carinho... não existe relacionamento que dure.

Tem-se buscado exaustivamente maneiras diferenciadas de amar, infinitas receitas e dicas do amor perfeito, mas não buscamos a amizade. Amizade é conhecimento do outro!

Conhecer o outro e permitir deixar-se conhecer, exige tato, exige disposição, exige oração, exige tempo, exige desenvolvermos um coração grato, firme e constante, exige perseverança, perdão... Existe um preço, para se viver o amor, um preço de decisão e suas consequências, um preço de sair do comodismo. Tenho para mim que o único risco que você corre ao embarcar na aventura de amar é de sofrer, crescer, e amadurecer como pessoa.

Deus é amor, sendo Deus perfeito, então o amor é perfeito! E Ele nos deu para que o vivêssemos de uma forma intensa e bonita. Ninguém precisa buscar a sua metade, o que nos completa, está na Verdade e naquele Amor que lança fora todo o medo. Sendo assim, sou eu inteira por excelência e por reconciliação com o Amor perfeito, pois é Ele que me permite ver o outro com toda a sua história de acertos e erros e ainda assim amá-lo. Amizade é um aprofundamento no caráter e nos sentidos do outro. Quer amar mesmo? Então olhe para o eterno, construa, sofra, reconcilie, brigue, perdoe, Lute...

C.S.Lewis defende a idéia do amor ser uma integração perceptiva e consciente, pois não fica apenas no mundo sensorial, das sensações como prega o ideário pós moderno, ficando apenas no inconsciente. O amor deve romper apenas as sensações e invadir a percepção, a percepção é consciente,é o perceber que nos permite pensar, julgar e decidir. Amar é decisão!

Olhar o amor como uma decisão é desistir das nossas alienações apenas do sentir amor que é passageiro, ou de investir apenas em paixões que vencem a validade em no máximo de 3 a 4 meses. Olhar o amor como uma decisão é olhar o outro após o encantamento da paixão e perceber que ele é muito mais do que aquele ser totalmente perfeito em que outrora a paixão nos fazia crer. Olhar o amor como uma decisão é conhecer a humanidade do outro, é como C.S.Lewis diz “A pessoa amada na terra,(...) não cessa de triunfar sobre a simples idéia que você faz dela. E você quer que seja assim você a quer com todas as resistências, todas as faltas, toda sua imprevisibilidade, isto é em sua realidade franca e independente.”. Olhar o amor como uma decisão é construir uma amizade intima e cúmplice, é ter a visão e o coração na eternidade.

Silvia




POEMA DO AMIGO APRENDIZ

Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...

(Fernando Pessoa)





Um comentário:

Tulipa disse...

como sempre falar de amor é uma dádiva para poucos. poucos sabem ao certo como expressar esse nome sem ferir a essencia deste sentimento. Sentimento este que não basta apenas sentir, mas agir frente a ele e contemplar a experiência única daquilo que Deus nos deixou. eternamente grata a Deus por isso.